segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Você pode achar que não, mas você faz muita diferença! Nas assembleias e na greve!

Na quinta feira passada, dia 12, houve assembleia no sindicato dos bancários de Mogi das Cruzes que aprovou a greve dos bancários, por tempo indeterminado, a partir do dia 19 de setembro. 

Muitos podem achar, pelas experiencias de anos anteriores que a presença nas assembleias não é importante porque já estaria tudo decidido. Mas, não é bem assim, tudo só estará decidido, conforme propõe a diretoria do sindicato, se não participarmos. Indo à assembléia podemos alterar os rumos da campanha salarial.

A assembleia aprovou no dia 12 deflagrar a greve somente no dia 19, uma semana depois. Este calendário não tem lógica nenhuma. Segundo a lei, a greve deve ser comunicada ao empregador com 48 horas de antecedência (72 horas no caso de serviços essenciais, como a compensação bancária). Também não existe nenhuma nova negociação agendada que justifique adiar a greve.

O prazo de uma semana só interessa aos bancos, que terão uma semana para assediar os bancários para que não participem da greve e para preparar contingências para diminuir o impacto do nosso movimento. Nos parece também que interessa ao sindicato que deseja fazer uma greve fraca, fria e totalmente sob seu controle político. O maior medo da atual diretoria é que os bancários desmontem seu roteiro pré estabelecido.

Neste ano tudo nos ajuda a fazer uma greve diferente. O governo está mais fraco, os bancos batendo recordes de lucratividade e o povo foi às ruas e demonstrou, na prática, que quando está unido consegue mudar seu destino.

Uma greve forte, com assembleias lotadas e bancários nas ruas pode conquistar muito mais do que conseguimos nos últimos anos.

Nessa greve temos que conquistar:
-ISONOMIA DE DIREITOS
-CONTRATAÇÃO DE MAIS BANCÁRIOS
-ARQUIVAMENTO DO PL 4330 E FIM DAS TERCEIRIZAÇÕES
-JORNADA DE 6 HORAS PARA TODOS, SEM REDUÇÃO SALARIAL
-PISO DO DIEESE
-ANISTIA DOS DIAS DA GREVE
-REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS DO PLANO REAL

Um comentário: